As meninas estão começando a experimentar maquiagem cada vez mais cedo. Não é mais incomum ver a cena de uma adolescente na cadeira de um salão de beleza. Essa é uma fase de descobertas, cheia de novas experiências onde eles estão encontrando sua personalidade. “A maquiagem tem sentido estético e de identificação das primeiras experiências. Na adolescência o uso está ligado à identidade de grupo, por exemplo: góticas, patricinhas, nerds, etc. A administração está ligada a diversos fatores, como educação, convívio, uso adequado de informações e autopercepção”, explica Plínio Carpigiani. psicanalista e psicólogo clínico de adolescentes e adultos.


Mas quando isso se torna demais? Como dosar e orientar essas pequenas? O profissional maquiador pode ajudar essas preciosas clientes nessa transição e indicá-las o melhor caminho. Para ajudar outros profissionais em como se comportar nessas situações, convidamos o maquiador Pablo Weber que possui uma extensa cartela de clientes-mirins. Aqui estão algumas dicas:

- O que elas querem
“Atendo muitas dessas pequenas clientes, de 100, 20 são adolescentes. Elas normalmente procuram afinar o rosto, amenizar as imperfeições, esconder cravos e espinhas - já que esta é uma fase de muitos hormônios. Elas sempre querem ser as ¨it girls¨ do colégio”.

- Como agir
“Muitas querem parecer mulherão e realmente é um conflito, pois estão numa fase que já não são crianças, mas também não são mulheres. O nosso dever é faze-las descobrir a sua própria beleza, realçando o que cada rosto tem de melhor”.

- O que não deve ser feito
“A maquiagem fica pesada quando realizada com várias camadas de determinado produto ao mesmo tempo. Principalmente quando carregam na cor preta. Lápis preto por dentro dos olhos ou por fora, carregam muito o olhar”.

- O que é adequado?
“Uma boa máscara incolor, uma base líquida (não oleosa) e corretivo se necessário somente em cicatrizes. Sombras nude com brilho é ideal para festa, pois adolescentes adoram brilho dando um ar de princesa. E claro, não podemos esquecer do blush de cada dia, para dar saúde a pele”.

- Qual o papel do maquiador nisso?
“Nosso papel é trazer o entendimento e explicar que o que é bonito pra uns, não é legal para outro. Elas devem aproveitar essa bela fase de pele firme e olhos cheios de vida. E principalmente não carregar ao ponto de ter um resultado contrário do que devemos esconder, e o que queremos realçar. Cada fase é uma única experiência. É totalmente compreensivo a ansiedade numa grande transformação de vida, corpo e pensamentos”.


Foto: Shutterstock
 
Top